VASO SANITÁRIO SEM ÁGUA

Quando pensamos em vasos sanitários, é bem provável que se imagine um vaso com água limpa dentro dele. Se formos um pouco além, podemos até imaginar o barulho dessa água fluindo pelos canos da nossa casa. Mas você já se perguntou o quão inteligente e sustentável é uma pessoa gastar 41,5L de água limpa por dia para eliminar dejetos através da descarga?

 

O Projeto VASSA trata de um Vaso Sanitário Sem Água, que utiliza a popular tecnologia de micro-ondas para desidratar os dejetos humanos com segurança e com o mínimo de odores. Além de substituir toda infraestrutura hidráulica por apenas uma tomada elétrica, a emissão de ondas eletromagnéticas desidrata e reduz volumes sólidos em 85% e líquidos em 99,5%.

 

O projeto, que já passou por diversas provas de conceito e se encontra atualmente na fase de fabricação do seu primeiro MVP, visa não apenas a redução do consumo de água potável, mas também uma quebra no paradigma do tratamento dos nossos dejetos.

Cliente: MJA ARQUITETURA e JODI TECNOLOGIAS
Entrega: Projeto de produto, funcionamento interno e construção de MVP

Vassa v13.png
Vassa v08 D.png
Vassa v08 A.png
Vassa v08.png

O case e seus desafios

A forma como tratamos os dejetos humanos resulta no avanço ou não da civilização e atualmente resulta em problemas ambientais irreversíveis ao nosso ecossistema. Levar água potável e esgoto básico para toda população brasileira requer muitos esforços do poder público e iniciativa privada. 

 

“O Vaso Sanitário VASSA representa uma alternativa ao problema da água e visa tratar os dejetos na fonte, compactando os resíduos por micro-ondas. ”.

 

A matéria orgânica residual ainda preserva intactos os valores de nitrogênio, potássio e fósforo, e permite reintegrar ao solo em forma de adubo, aquilo que foi extraído na forma de alimento.

banheiro 03-ambientado low2_edited_edited.jpg

Visualmente, o design do VASSA preserva a ergonomia e forma de vasos comuns, se adequando a expectativa de uso das pessoas e incorporando a usabilidade nos acessos para manutenção e retirada dos resíduos. VASSA é indicado para adultos e crianças, e principalmente para as pessoas que se preocupam com a sustentabilidade do planeta e recursos naturais. 

Vídeo de apresentação do Vaso Sanitário Vassa

Inovação do Brasil para o mundo

O Vaso Sanitário VASSA será um eletrodoméstico para tratar os dejetos humanos sem uso de água. Além de toda quebra de paradigma e inovação que isto representa, o VASSA permite ainda que os resíduos sejam vistos com outro olhar ao ganharem também um valor comercial. Os dejetos desidratados viram adubo e podem ser fonte de renda para as famílias, reaproveitados por estabelecimentos ou recolhidos por novas empresas.

 

A tecnologia já tem sua eficiência comprovada através dos primeiros protótipos e, em larga escala, deve alcançar um custo de fabricação e venda acessíveis a mais pessoas. O sistema de desidratação foi projetado com componentes tradicionalmente usados para geração de ondas eletromagnéticas, além de tecnologias e componentes utilizados em produtos e eletrodomésticos fabricados no Brasil.

banheiro 01 vassa.png

O processo criativo LINDS

Todos os projetos de produtos desenvolvidos aqui no LINDS começam com um entendimento das pessoas para as quais se destinam um produto. No design do VASSA não foi diferente: iniciamos o processo com a definição do usuário e pesquisa sobre seus hábitos para entender as principais dores relacionadas às soluções de vasos existentes no mercado e traduzimos em um conceito de produto.

Slide10.PNG

Persona 1 do projeto

Slide11.PNG

Persona 2 do projeto

Slide12.PNG

Persona 3 do projeto

Slide8.PNG

Hábitos de compra de vasos

Slide13.PNG

Variação do excremento humano

Slide5.PNG

Hábitos e comportamentos

Slide7.PNG

Hábitos de limpeza identificados

Slide9.PNG

Principais dores na jornada de uso

Slide6.PNG

Conceito de criação

Slide7.PNG

Painel Semântico do projeto

Slide47.PNG

Esquema do funcionamento para iniciar a criação

A partir do entendimento do usuário e suas necessidades, iniciamos a criação com sketches até chegar em ilustrações e esquemas mais sofisticados como estes apresentados abaixo:

Slide22.PNG
Slide15.PNG
Slide21.PNG
Slide31.PNG

Evolução das alternativas de shape e mecanismo do Vassa

Veja mais fotos do projeto