Por que um estúdio de design industrial no Brasil?


Abrir um estúdio de design industrial no Brasil não precisaria de uma explicação plausível, mas em pleno século XXI, quando muito se fala sobre indústria 4.0, essa pergunta merece uma resposta aprofundada. Esse questionamento é muito frequente, me faço O TEMPO INTEIRO!

Meu nome é Rafael Eduardo Torres, designer e fundador do Estúdio LINDS de Design Industrial, que opera desde 2016 na cidade de Porto Alegre/RS. Sou formado em Design de Produto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a UFRGS. Muito prazer 😌

Assim que decidi abrir um estúdio de design, senti a necessidade de me posicionar como designer e também posicionar o estúdio no mercado. Saber – ou pelo menos ter uma ideia – sobre quais produtos poderíamos desenvolver e quais clientes iríamos atender ajudou a posicionar o estúdio entre os concorrentes. E MAIS: também ajudou a responder, de fato, a pergunta inicial deste post. Ao olhar o mercado brasileiro de design de produto, algumas percepções são possíveis.

PRIMEIRO: vemos a palavra “design” ser usada em diversos contextos, muitas vezes distorcendo os significados mais tradicionais, que remetem a projeto. SEGUNDO: o mercado tem uma infinidade de produtos e serviços carentes de design – e uma análise superficial, apenas, não é suficiente para concluir qual o nicho de atuação do designer. Assim, decidi por analisar alguns fatores que poderiam me ajudar nesse enfoque do estúdio. Vamos a eles?

1 de 3: AFINIDADE PESSOAL

Desde a infância, ao desmontar e montar carrinhos e outros brinquedos, adquiri uma curiosidade extra no funcionamento de produtos. Descobrir materiais metálicos, plásticos e naturais em brinquedos ou mesmo perceber as diferentes formas de união entre peças me serviu como iniciação ao projeto.

Ao cursar Técnico em Plásticos no Ensino Médio, a curiosidade aflorou em razão das disciplinas de desenho técnico e processos de transformação. Assim, por ter o design muito próximo a mim, tendo o prazer em solucionar problemas de projeto ou construir um novo produto, nada mais natural do que oferecer isso para outras pessoas 🤓

2 de 3: ECONOMIA LOCAL

Somos cerca de 11 milhões de habitantes no Rio Grande do Sul, povo com uma tradição regional muito forte e super ligada a uma cultura material. Tu já pensou no peso do SÍMBOLO HISTÓRICO que carrega a CUIA DE CHIMARRÃO, por exemplo?

O estúdio está situado em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Observo que a economia do estado passa por tecnologias para o campo 🚜, considerando agricultura, pecuária e outras culturas ligadas ao solo, e tecnologias para a saúde 🔬, considerando equipamentos e produtos que melhoram a saúde das pessoas.

Assim, entendo que temos uma disposição inata em mecanizar tarefas pesadas e complexas. Somos predispostos a trazer conforto e precisão por meio de produtos para a saúde e o bem-estar. E cultivamos com paixão produtos que carregam nossos símbolos tradicionalistas!

3 de 3: CONTRIBUIÇÃO DO DESIGN

Aos poucos, empresas e pessoas estão percebendo a contribuição e os benefícios que o design proporciona na economia e sociedade. De acordo com a definição da World Design Organization (WDO), design industrial é um processo estratégico de solução de problemas que impulsiona a inovação, constrói o sucesso de negócios e leva para uma melhor qualidade de vida por meio de produtos inovadores, sistemas, serviços e experiências.

Pensar os produtos antes de lançar no mercado é uma prática que aumenta as chances de sucesso. Em todos os estados do Brasil, qualquer empresa ou empreendedor que teve a iniciativa de contratar um designer industrial para pensar o seu produto saiu na frente.

Como se pode ver, não existe uma simples resposta para “por que abrir um estúdio de design industrial no Brasil?”. Em nosso país, um estúdio de design industrial – unindo CRIATIVIDADE E SOLUÇÕES TECNICAS – pode fazer a diferença na experiência que as pessoas têm com os produtos. Tornar essa experiência mais positiva é um dos nossos objetivos!

Nessa operação, acrescente ainda a nossa competência intelectual e o cenário econômico e social em que estamos inseridos. O resultado disso tudo? Uma resposta aprofundada e o primeiro post do nosso Blog. 🎈SEJA BEM-VINDO!

Compartilhe este post

Facebook
Twitter
LinkedIn

Fique por dentro de outros conteúdos iguais a este. Inscreva-se na nossa newsletter!

Posts relacionados

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.

Abrir conversa
1
Olá 👋
Podemos te ajudar?