Não existe produto que não possa ser redesenhado!


Quando você leu o título deste texto você buscou por uma “invenção perfeita”? Se sim, qual foi o produto que veio em sua mente? Algumas respostas são clássicas: a lâmpada, o relógio, a roda. Essas três invenções marcaram épocas e estão entre as maiores criações da humanidade. Mas será que elas estão imunes de serem repensadas?

A resposta é NÃO! Elas até mesmo já foram repensadas, redesenhadas e reinventadas. Hoje já existe uma variedade imensa de diferentes tipos de lâmpadas, relógios e rodas. A grande questão é que um bom produto está sempre associado a algum contexto, seja um lugar, um tipo de usuário, uma época, as tecnologias recentes ou até mesmo uma condição adversa, como uma pandemia. No momento em que esse cenário é alterado, muda também a relação com produtos que foram desenhados para aquele momento, não fazendo mais sentido termos lâmpadas incandescentes ou rodas de madeira, por exemplo.

Estamos falando de avanços tecnológicos então? Na verdade, não. Este é um fator importante, mas não se trata apenas disso. Vamos usar um relógio solar como exemplo, uma tecnologia muito antiga que ainda assim pode ser usada nos dias de hoje. Basta identificar o contexto: espaços públicos como praças, onde produtos eletrônicos e mais sofisticados estão sempre vulneráveis a furtos ou danos.


Novos produtos não podem mais ser encarados como algo fixo e imutável, pois é preciso estar constantemente atento aos fatores com os quais ele se relaciona. Onde ele será usado? Quem usará? Qual a realidade atual? Perceber as mudanças de comportamento e de circunstâncias, sejam elas sutis ou mais intensas, pode garantir que você e seu negócio estejam sempre um passo à frente.

Nos últimos meses tivemos uma dessas mudanças de contexto e não foi nada sutil. Hoje é possível perceber o chamado “novo normal” a todo momento. As pessoas mudaram seus hábitos, os governos criaram novas restrições e quem soube repensar seus negócios está conseguindo passar por este momento.

A verdade é que essa não é uma tarefa fácil e você não precisa fazer isso sozinho! Como designers nós fazemos isso o tempo inteiro e entendemos a importância de ajudar as pessoas a enxergarem essa oportunidade. Repensar seu negócio e desenvolver um novo produto não é algo distante, que apenas grandes empresas e indústrias fazem. É acessível e nós estamos aqui para ajudar a construir isso, entendendo as dificuldades e oferecendo ajuda pontualmente naquilo que seu negócio precisa, seja você um empreendedor, uma pequena empresa ou até mesmo uma startup.

Adoramos melhorar a experiência das pessoas com os produtos, para nós é isso que dá sentido à palavra “design”. Não se trata apenas de deixar o produto mais bonito. Queremos entender esses fatores que apresentamos aqui, como o usuário e o contexto, criando soluções técnicas e criativas.

Traga a sua ideia para a gente! Vamos conversar sobre como podemos te ajudar. Será um prazer!

Compartilhe este post

Facebook
Twitter
LinkedIn

Fique por dentro de outros conteúdos iguais a este. Inscreva-se na nossa newsletter!

Posts relacionados

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.

Abrir conversa
1
Olá 👋
Podemos te ajudar?