Modelagem 3D: por que realizar?

O que é modelagem 3D?

No nosso processo criativo, modelagem 3D é dar forma a um produto em 3 dimensões ou criando um volume tridimensional através de um software CAD. No LINDS, utilizamos o SolidWorks 2021. O objetivo dessa técnica é trazer à realidade os objetos projetados no papel, ou seja, simular qualquer tipo de produto físico. Através disso, testamos materiais e resistências sob simulações de medidas reais, seja em milímetros (mm), centímetros (cm) ou metros (m). O método está incluído na fase de prototipação do projeto de produto.

Em seguida, o modelo 3D é levado para um detalhamento técnico 2D, em que é apresentado as suas dimensões, informações de peso, material, acabamento, nome da peça e tudo aquilo que for relevante e necessário para a fábrica produzir as peças e conjuntos. Além disso, a renderização de imagens para divulgação de venda dos produtos também é feita. Essa documentação é fundamental para a etapa final do projeto: a de fabricação do produto.

Benefícios da modelagem 3D

Design conceitual

A modelagem 3D oferece maior facilidade de execução da ideia. Recursos como correções de medidas e mudanças instantâneas, opções de renderização com diferentes materiais, texturas e modos de iluminação.

Maior confiabilidade

Com a técnica, a análise dimensional do projeto é realizada com muito mais precisão. Nela, simulamos o funcionamento de sistemas montados, sendo capaz identificar e corrigir possíveis problemas de funcionamento antes mesmo da produção do produto e, além disso, planejar o processo de fabricação.

Marketing

A modelagem 3D permite você divulgar o seu produto antes mesmo da fabricação do protótipo físico. Isso porque é possível utilizar as imagens em alta definição, que podem ser usadas em materiais publicitários.

O que é entregue em um projeto 3D?

É possível modelar qualquer produto, seja ele simples ou complexo. Se é possível ser fabricado, é possível ser modelado.

Compartilhe este post

Facebook
Twitter
LinkedIn

Fique por dentro de outros conteúdos iguais a este. Inscreva-se na nossa newsletter!

Posts relacionados

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.

Abrir conversa
1
Olá 👋
Podemos te ajudar?