Conheça as etapas do processo criativo LINDS

Processo criativo é uma organização das tarefas e objetivos que guiam um time de design para o desenvolvimento de novos produtos. Existem metodologias muito conceituadas nessa área, mas também é comum que designers façam adaptações ou até unam mais de uma e construam seu próprio processo. O processo criativo do LINDS foi inspirado em algumas delas e é dividido em 05 etapas.

Etapa 01: Planejar

Nesta fase, fazemos a abertura do projeto, dando um nome a ele. Em seguida, elaboramos o cronograma, apresentamos o time responsável e canais de comunicação. Além disso, tiramos as principais dúvidas e realizamos uma pesquisa de mercado, tambem conhecida como benchmarking, muito importante no desenvolvimento de novos serviços ou produtos.

Entregáveis:

  • Planejamento do desenvolvimento;
  • Benchmarking de produtos e soluções.


Etapa 02: Imergir e Ouvir

Esta é uma das fases mais importantes do projeto! Fazemos uma série de pesquisas e análises para entender melhor o público que se deseja atingir, suas necessidades e desejos, levantamento de restrições e as especificações do projeto. Finalizamos a etapa com a definição do conceito do produto, que guiará a geração de alternativas.

Entregáveis:

  • Briefing de design.


Etapa 03: Criar

Chegamos na fase mais divertida! Aqui começamos a criação de fato, reunindo todo o conhecimento que adquirimos na etapa anterior sobre o produto, seu usuário e o contexto de uso e começamos a gerar alternativas. A geração de alternativas é dividida em dois momentos: inicial, mais exploratório, e final, mais detalhado e cuidando das restrições do projeto. Criamos esboços, construímos protótipos rápidos, realizamos diversos testes e, ao final dessa etapa, escolhemos qual alternativa atende melhor aos requisitos.

Entregáveis:

  • Design conceitual.


Etapa 04: Prototipar e Detalhar

Com a alternativa definida, é hora de atribuir dimensões, materiais e demais detalhes construtivos. Finalizamos a etapa com uma modelagem 3D, simulações digitais (renderings), desenhos técnicos e construção de modelos físicos para testes finais e validação. Também é o momento de definirmos fornecedores para a fabricação do novo produto.

Entregáveis:

  • Design do produto;
  • Detalhamento técnico para produção;
  • Lista de fornecedores.



Etapa 05: Acompanhar

Na última etapa, após definirmos as dimensões do produto junto com o cliente, inicia-se a produção, a qual é acompanhada de perto pela equipe de designers LINDS.

Entregáveis:

  • Relatório de acompanhamento de produção.


Entre em contato com o estúdio LINDS aqui para juntos darmos vida a sua ideia.

Compartilhe este post

Facebook
Twitter
LinkedIn

Fique por dentro de outros conteúdos iguais a este. Inscreva-se na nossa newsletter!

Posts relacionados

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.

Abrir conversa
1
Olá 👋
Podemos te ajudar?