Como lançar um produto de forma rápida e barata sem perder valor?

A veia empreendedora e criativa da população brasileira é responsável pelos significativos números de startups que surgiram nos últimos anos e que se consolidaram como grandes empresas. Desde Nubank, Pagseguro e, até mesmo, a 99, foram ideias de negócios que surgiram pequenas, cheias de dúvidas e hoje são consideradas cases de sucesso.

O estado do Rio Grande do Sul segue este caminho,
ficando atrás somente de São Paulo no ranking
nacional de startups, segundo o SEBRAE RS.

O Estúdio LINDS percebeu o aumento no interesse pela inovação e já vem trabalhando com pessoas empreendedoras, ajudando-as a desenvolverem suas ideias e tirá-las do papel, seja para inovar sua linha de produtos ou mesmo começar do zero.

Dessa forma, designer o Diretor de Operações do estúdio Rafael Torres levanta a discussão de um conceito muito importante nesse universo de novas ideias: como lançar um produto de forma rápida e barata sem perder valor?

O problema

Quando se tem uma ideia inovadora de negócio, envolvendo um produto ou serviço, a maior dificuldade é saber quando ela estará pronta para ser lançada ao mercado. E ainda, como fazer isso sem grandes investimentos? É difícil de reconhecer, mas a resposta para a primeira pergunta é: nunca!

Um projeto de produto, por mais bem pensado e desenvolvido, nunca estará totalmente pronto para ser lançado ao mercado. A verdade é que lançar uma primeira versão dele, apresentando a ideia e o valor do negócio, pode trazer aprendizados e melhorias. E elas serão apontadas pelos próprios usuários e por indicadores do mercado, afinal, quem melhor que o seu cliente para avaliar a sua ideia? Dessa forma, novas e melhores versões da sua criação podem ser produzidas para atender às necessidades percebidas. Para este conceito de desenvolvimento de produto no universo empreendedor damos o nome de Mínimo Produto Viável ou MVP, na sigla em inglês.


O que é um MVP?

MVPs são protótipos de uma ideia que, com funcionalidades mínimas, são capazes de validar seu público alvo e trazer melhorias para implementar na próxima versão do produto. Com baixo investimento e uma estratégia de design que prioriza as funções básicas do produto, é possível aprender com o cliente, ofertar valor na solução e, ainda, obter resultados de vendas, que é fundamental para a continuidade do negócio.

O MVP também é considerado uma fase de validação do desenvolvimento de um produto ou serviço e, assim, precisa ter uma duração estabelecida e seus resultados avaliados para que faça sentido. Na trajetória de uma startup, a etapa de MVP é precedida de uma período conceitual, em que a ideia de produto é apresentada a partir de uma “landing page” para capturar os primeiros interessados. Após este estágio, ela volta a ser aprimorada para então retornar ao mercado de forma definitiva (ou até que novas melhorias sejam identificadas).

Benefícios do MVP


Testar o produto

Você já deve ter ouvido a frase que diz “o papel aceita tudo”, certo? No desenvolvimento de produtos, passar do projeto conceitual para o detalhamento é quando os problemas começam a aparecer. É neste momento que a ideia começa a tomar forma. Da mesma forma, passar do projeto para a execução e colocar o produto no mercado, faz com que as pessoas para as quais ele foi pensado o utilizem no ambiente para o qual se planejou. Com isso, o feedback é muito mais assertivo. É preciso estar atento aos números de vendas e deixar canais abertos para que essas informações cheguem até você.

Baixo investimento

Lançar um hardware (produto físico) não é algo barato. Gasta-se com projeto, ferramentas, marketing e tantas outras demandas ao longo do processo. Além disso, a pessoa empreendedora está constantemente correndo atrás do tempo para lançar a ideia primeiro que o seu concorrente ou para conseguir apresentá-la aos investidores a tempo. Sendo assim, o MVP surge como uma solução de baixo investimento de recursos financeiros e de tempo, pois se propõe a lançar uma versão do produto mais básica ainda que apresentando todas suas funções principais.

Financiar próximas fases

Lançar uma primeira versão do produto através dos conceitos de MVP, apresentados aqui neste post, pode auxiliar também a custear versões mais elaboradas da sua ideia. A medida em que se consegue levantar investidores ou através das primeiras vendas, os recursos arrecadados devem ser voltados totalmente para as fases seguintes de aprimoramento para uma versão final do produto.

Receber um não

Além disso, um importante benefício de trabalhar com MVPs é descobrir que determinada ideia não agrada ou não se adequa ao mercado quando ainda há tempo de mudanças. Receber um feedback negativo do usuário ainda na fase de MVP é mais barato e demanda menor investimento de tempo. Portanto, será mais fácil pivotar e mudar o foco da empresa ao perceber que não vale a pena despender recursos em determinado negócio.

Compartilhe este post

Facebook
Twitter
LinkedIn

Fique por dentro de outros conteúdos iguais a este. Inscreva-se na nossa newsletter!

Posts relacionados

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.

Abrir conversa
1
Olá 👋
Podemos te ajudar?